Páginas

Sobre ser adulto

          

      Acho que todo mundo, no auge da adolescência, nos momentos mais intensos e conflitantes que se passa pela vida, ouviu os pais falarem "Toma cuidado com essas amizades", "Você e fulaninha estão muito grudadas, isso não vai dá certo" e variações assim. E eu me pergunto, como eles passaram por uma fase tão conturbada, cheia de descobertas, coisas novas, diferentes e tudo acontecendo ao mesmo tempo? Com certeza eles tinham algum amigo que era o cofre deles, mas porquê eles não querem que nós tenhamos um, isso eu não consigo explicar. Deve ser essa coisa de ter filhos.
            Acho que foi nessa fase da vida que eu tive as amizades mais sinceras, quando a gente se preocupava mais com o outro. Acho que de tanto viver intensamente cada momento, a gente também prestava mais atenção no outro, ouvia com mais atenção, ainda que tudo fosse feito de uma forma errada, mas não era um adulto que nos ouvia e nos entendia , era alguém que estava passando pela mesma fase mas que ainda assim esquecia dos seus problemas só para consolar o outro e aconselhar e prometer que tudo iria ficar bem no final. 
            E a minha pergunta é: Para onde essa compreensão vai quando se torna um adulto? Como todo mundo para de se importar com o outro, e passa a olhar apenas para si mesmo? Eu sempre ouvi dizer que quando você cresce e vai para faculdade ou trabalhar, todas as pessoas estão competindo com você pelo mesmo espaço, e que você tem que ser o melhor, que na faculdade não se faz amigos porque mais na frente ele vai está concorrendo a mesma vaga de emprego que você. Quem inventou esse discurso? Por que somos ensinados a olhar para o outro como pessoas que estão ali para tirar o "sucesso" da nossa vida, e não pessoas que podem adicionar sentimentos e coisas boas? 
          Os adultos dizem que quando adolescentes nos achamos os donos do mundo, mas eles não percebem que quando crescem querem se tornar o centro do universo, e qualquer pessoa que não dance conforme a música de suas vidas, são uma "ameaça" e devem ser ignorados, e não se tem tempo para o outro, não se tem tempo para ouvir um amigo, não se tem tempo para ligar e dizer que estava com saudade. Só se tem tempo para si mesmo, para tudo que gire em torno do próprio eixo. 
         É isso que eu odeio sobre os ser adulto, e sobre ninguém estar livre disso.

2 comentários

  1. Oi Shay
    Ser adulto é um saco. Nunca temos tempo para nada nem ninguém. Encontrar com algum amigo é uma tarefa complicada, afinal, você tem o trabalho, sua casa, seus filhos... Quando somos adolescentes tudo parece mais fácil. Eu me sinto uma pessoa muito realizada, pois mesmo adulta consigo sempre arrumar um tempinho para meus queridos amigos, mesmo morando em cidades bem distantes. Em resumo, ser adulto é uma merda.

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu fico triste pq a maioria dos adultos esquecem a importância de cultivas amizades e acham que são auto suficiente. Parabéns por saber valorizar quem se deve ter sempre por perto =)

      Excluir