Páginas

[Resenha] A Palylist de Hayden - Michelle Falkoff




Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Ano: 2015
Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Sinopse:Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. 

Avaliação: 4/5

   Confesso que fiquei muito interessada na sinopse do livro, essas questões de suicídio na adolescência sempre me chamam atenção e até agora tive a sorte de ler livros em que o autor aborda  de forma séria e de uma maneira nada superficial mas também não banaliza.
   Após encontrar seu melhor amigo morto, Sam encontra um bilhete se referindo à uma playlist que irá fazê-lo entender o motivo de Hayden ter suicidado. Cada capítulo é marcado por uma música dessa playlist (que diga-se de passagem é de muito bom gosto) e então alguns acontecimentos levam Sam à algumas pessoas que ele não sabia que eram amigos do Hayden e juntos eles vão tentando encaixar as peças desse "quebra-cabeça".
    Os pais de Hayden não aceitam suas limitações mas ao mesmo tempo exigem que ele seja perfeito, assim como ocorre com seu irmão, que é outro problema em sua vida ,pois faz dele o principal alvo da "Trifeta do bullying". A autora aborda muito bem assuntos como preconceito, bullying, cobrança vindo de todos os lados na adolescência, homossexualismo, depressão e principalmente o valor das amizades. É um livro que te faz refletir o quanto uma reação despretensiosa pode desencadear uma série de comportamentos depressivos que muitas vezes não é notado e não é resolvido até acontecer uma tragédia.
    Foi uma delícia de leitura, tendo a experiência de ouvir as músicas da playlist enquanto lia os capítulos. É cheio de referências do mundo nerd e pop também, então eu me identifiquei bastante.
  

Nenhum comentário

Postar um comentário