Páginas

[Resenha] Só por hoje e para sempre - Renato Russo



Título: Só por hoje e para sempre
Autor: Renato Russo
Ano: 2015
Páginas: 168
Editora:Companhia das Letras
SinopseEntre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.

Avaliação: 5/5

    Esse diário, escrito pelo Renato, conta suas experiências ao passar pelos doze passos do programa de tratamento à dependentes químicos no Rio de Janeiro, e toda sua trajetória até o "seu-fundo-do-poço" . 
    Eu sou suspeita para falar que é um livro fantástico em vários sentidos. Eu cresci ouvindo Legião Urbana, Cassia Eller, Cazuza etc... (mesmo sem gostar quando era pequena). E assim que comecei a fazer minhas escolhas músicais, esses nomes foram os primeiros a ocupar minhas playlists. Quando vi o lançamento do livro fiquei muito curiosa para saber o que se passava na mente da pessoa que escreveu músicas que significam tanto para mim. 
         A leitura não foi nem um pouco menos do que , ele tem uma escrita clara e objetiva e ao mesmo tempo cheio de significados subentendidos.
Posso estar completamente equivocado, mas sinto que minha dependência sempre foi provocada por esse sentimento de ser genial, inteligente, e gentil e nunca ter retorno. Talvez meu problema tenha sido justamente me achar especial demais e, para enfrentar o tédio e a estupidez do mundo, utilizar-me das drogas p/ poder baixar o nível.
           
                 Apesar de ser apenas um diário, ele escreve e se expressa de forma tão sincera, profunda e verdadeira, que te faz refletir sobre diversos aspectos relacionado às relações pessoais, sociais e profissional. Mesmo que não tenha sido o intuito, ele me fez levantar questões que escritas a mais de vinte anos ainda são pertinentes à sociedade atual, que durante todo esse tempo nada mudou.
        A proposta do livro é fazer com que os fãs se sintam mais próximos do verdadeiro Renato e servir de inspiração a quem passa por situações parecidas e o livro mais do que cumpre com o prometido, já faz uns dias que eu terminei a leitura e ainda to totalmente presa a todas as reflexões e lições que tirei deste livro.
O maior conflito que vivia na ativa era o de só me sentir bem comigo mesmo quando alcoolizado ou drogado, e, por fim, nem isso mais estava conseguindo. Tudo para mim era dor, solidão e injustiça. Achava o mundo cruel e sem sentido, e as pessoas estúpidas, ignorantes, falsas e más.
A diagramação do livro é um show à parte. O livro contém anotações, rabiscos e desenhos feitos pelo Renato e, todas as abreviações  e siglas foram mantidas. Tudo para aproximar o leitor o máximo possível. Super recomendado, apenas.

Nenhum comentário

Postar um comentário